Infarto agudo do miocárdio
Infarto Agudo do Miocárdio, ou como é mais conhecido Infarto do Coração, nada mais é do que a “morte” do músculo do coração causada pela interrupção do sangue arterial que deveria chegar até esse tecido. Quando o coração recebe uma quantidade menor de sangue e consequentemente de oxigênio, esse músculo cardíaco é danificado e assim o coração perde sua função de bombear sangue oxigenado para todo o corpo.
O infarto agudo do miocárdio apresenta como sinais e sintomas dor forte no peito, às vezes dor nas costas, falta de ar, suor frio, entre outros sintomas que devem ser imediatamente avaliados por um médico, como esclarece o cirurgião cardíaco Dr. André Guimarães.
É interessante atentar para o fato de que esse “aperto no coração”, muitas vezes reclamado pelos pacientes, geralmente tem duração de mais de vinte minutos e é deflagrado após esforço físico, com irradiação direcionada para o ombro esquerdo, mandíbula ou braço esquerdo. Tudo isso associado a suor excessivo, pele fria e sensação de desmaio. Vale salientar que o infarto do miocárdio também pode acontecer de forma silenciosa, por isso, a necessidade de um acompanhamento rotineiro.
O diagnóstico médico do Infarto do Miocárdio geralmente é feito através do exame físico, exames laboratoriais , eletrocardiograma e complementado pelo cateterismo cardíaco, exame este, que possibilita avaliar o grau das obstruções das artérias do coração.
O especialista Dr. Andre Guimarães explica que, após realização dos exames necessários para se diagnosticar o infarto, constatados entupimentos importantes, estes podem ser tratados através de medicamentos e ou por meio da angioplastia coronariana, que é a colocação de stents, que são espécies “molas” dentro das artérias coronárias, ou ainda a cirurgia cardiovascular conhecida como revascularização do miocárdio ou comumente chamada de ponte de safena.
Mudanças de hábitos de vida são fundamentais tanto para quem quer se prevenir como para quem precisa se recuperar de um infarto, ou uma cirurgia cardíaca, portanto caminhadas, mesmo leves, diariamente e uma alimentação adequada são passos que precisam ser dados para a manutenção e recuperação da saúde, assim como o abandono de hábitos ruins como o tabagismo e etilismo.
Vale ressaltar que as consultas periódicas ao cardiologista e cirurgião cardiovascular são formas essenciais de prevenção de doenças coronarianas,especialmente o Infarto. Portanto, prevenir, cuidar da alimentação, manter o hábito da atividade física e buscar acompanhamento de um especialista são atitudes que devem ser cultivadas por todos nós”, frisa Dr. André Guimarães.