Inovações tecnológicas transcateter em cirurgia cardiovascular
Apesar da crise econômica e da instabilidade sócio-política instalada no Brasil, temos comprovado grandes avanços médicos em nosso país. As inovações tecnológicas para cirurgia cardiovascular demonstram que mesmo com o envelhecimento da população e crescimento de doenças cardíacas já é possível a realização de procedimentos menos invasivos com um resultado cada vez mais satisfatório.
Alguns pacientes que antes não conseguiam ser tratados de maneira adequada por alto risco cirúrgico, a exemplo daqueles com patologias mitrais graves, ou com doenças em válvula aórtica, dentre outras enfermidades coronarianas, atualmente, graças a evolução da medicina e aos avanços tecnológicos, estão sendo tratados com procedimentos minimamente invasivos, realizados através de mini-incisões, auxiliados ou não por braços robóticos.
Tratamento minimamente invasivo
Há 15 anos surgiu uma técnica revolucionária para tratar Estenose Aórtica Severa, que é um estreitamento da válvula aórtica. Os pacientes mais idosos, e geralmente os mais acometidos por esta doença, tinham indicação cirúrgica porém, 30% desses pacientes não eram candidatos a cirurgia pelo risco elevado para o tratamento operatório convencional, foi aí que o Dr. Alan Cribier, na França, desenvolveu uma técnica para que pudéssemos tratar essa doença de forma menos invasiva. Ou seja, através de um acesso na veia femural ou pela ponta do coração, ou alguns outros acessos, é possível introduzir uma prótese valvar dentro da válvula nativa doente. Este procedimento melhorou muito a vida destes pacientes.
Um grande estudo chamado PARTNER mostrou a relevância deste tipo de técnica, que já está sendo realizada em diversos locais do mundo, inclusive aqui em Feira de Santana e em outros centros cirúrgicos da Bahia, salvando várias vidas de pessoas que antes não tinham o que fazer e hoje conseguimos atender este tipo de população. Trata-se de um grande avanço para área médica, especialmente no que se refere a cirurgia cardiovascular.
Os avanços nessas cirurgias favorecem a alta hospitalar mais rápida e facilitam a recuperação dos pacientes. Isso porque proporcionam menos dor, menos transfusão perioperatória, menor trauma cirúrgico, ótimo resultado estético, menor tempo de intubação e internação hospitalar.
Mitral Valve Clip
Outra técnica utilizada para tratamento de doenças na válvula mitral, tais como insuficiência mitral, tem revolucionado a medicina. Alguns pacientes estão realizando um procedimento menos invasivo, chamado Mitral Valve Clip ou MitraClip. Este é um tipo de procedimento bem mais recente, possui aproximadamente sete anos, e que facilitou o acesso via artérias ao coração e consiste na introdução de um clip para diminuição da insuficiência mitral. Esta técnica também é indicada para aqueles pacientes que não tem indicação para cirurgia convencional.
Estas tecnologias minimamente invasivas tem revolucionado a área da cirurgia cardiovascular, sem falar nas cirurgias videoassistidas onde com menos incisões se consegue fazer revascularização de miocárdio, mais conhecidas como ponte de safena, trocas valvares em qualquer posição, tratar tumores cardíacos, cuidar de processos infecciosos, derrames pericárdios, dentre outros procedimentos.
Robótica
Não podemos deixar de falar das tecnologias utilizando robôs. Hoje temos como realizar tratamentos através da robótica, especialmente para revascularização miocárdica e plastias da válvula mitral, onde com mini incisões, operando um robô, obtemos precisão para que possamos fazer este tipo de cirurgia.
Diante desses avanços podemos concluir que a cirurgia cardiovascular tem evoluído muito nos últimos anos. O Brasil, sem sombra de dúvidas, é um dos países que fica a vanguarda, sendo um dos pioneiros já na década de 60/70 a realizar transplante cardíaco.
Os procedimentos menos invasivos serão o futuro das cirurgias cardiovasculares. Ou seja, menores incisões, melhor recuperação do paciente e o doente voltando às suas atividades diárias o mais rápido possível. Isso tem sido muito importante. O Brasil tem estado à frente dessas tecnologias, a Bahia se desponta e Feira de Santana também como um dos pólos destas inovações tecnológicas no país.
Dr. André Guimarães
Cirurgião Cardiovascular
Acesse o vídeo:
Leia também: http://drandreguimaraes.com.br/atuacao/tratamento-transcateter-valvar/