Setembro Verde: campanha faz alusão à doação de órgãos
A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos & Tecidos para Transplantes realiza mais uma importante ação que compõe a programação da campanha “Setembro Verde”, buscando sensibilizar a comunidade sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos. Nesta semana, o coordenador da comissão, Dr. André Guimarães, frisou a relevância de medidas que fortaleçam a ação em função da redução da lista por transplantes em Feira de Santana.
Inseridos em uma corrente verde que faz referência à campanha Setembro Verde, 1.800 baianos aguardam na fila de espera da captação de órgãos e tecidos. Segundo o coordenador do programa, fígado, rins e córnia são os órgãos mais solicitados nos bancos de hospitais.
Em Feira, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Dom Pedro são as instituições que mais realizam a operação. O segundo, foi o que mais realizou o procedimento no I semestre de 2018, na Bahia.
Dr. Guimarães informou que, para ser um colaborador, basta apenas o indivíduo autorizar seus parentes sobre tal desejo.
A campanha nacional do “Setembro Verde” começou no início deste mês e se encerrará no final do mês. Durante estes 30 dias de programação, o objetivo da comissão é de conscientizar a comunidade acerca da relevância do tema.
O ‘Dia D’ será 27 de setembro.
Informações do repórter Joaquim Neto
Fonte: Site Bom Dia Feira