Dr. André Guimarães

CONTATO: 75 30218346 75 30218301
Facebook
Instagram

Áreas de Atuação

Tratamento Transcateter Valvar

Tratamento Transcateter Valvar

Trata-se de um novo modelo de intervenção cirúrgica minimamente invasiva para implante de uma prótese aórtica sem retirada da valva nativa. A cirurgia pode ser chamada de substituição percutânea da valva aórtica (TAVR, transcatheter aortic valve replacement) ou implante percutânea de válvula aórtica (TAVI, transcatheter aortic valve implantation).

Infelizmente determinados grupos e pacientes apresentam risco elevado para o tratamento convencional e até poucos anos não possuíam alternativa já que se julgava que mesmo a intervenção minimamente invasiva era de alto risco.

Estes indivíduos permaneciam em tratamento clínico mesmo sabendo dos resultados insatisfatórios do mesmo ou necessitavam enfrentar uma cirurgia de risco considerável.

Dentro deste contexto, surgiu o tratamento transcateter da valva aórtica (TAVI): um procedimento novo surgido da necessidade de prover alternativa ao tratamento da ESTENOSE AÓRTICA em pacientes de risco para a cirurgia convencional.

Diversos estudos têm demonstrado a segurança e a eficácia deste procedimento em pacientes selecionados, tendo sido superior ao tratamento clínico e ao tratamento cirúrgico convencional.

Estudos recentes demonstraram que o tratamento transcateter (TAVI) é superior à cirurgia convencional em pacientes de risco intermediário (risco de morte na cirurgia estimado entre 4-8%) e risco alto (risco de morte na cirurgia estimado acima de 8%). De modo que tanto o FDA (agência americana de saúde) e o CE Mark (agência europeia de saúde) autorizam a realização do procedimento nestas situações.

Neste procedimento uma nova válvula é colocada no lugar da válvula doente através de um pequeno tubo denominado cateter de uma maneira muito menos invasiva que a cirurgia convencional.

Estudos demonstram que a técnica é capaz de reduzir o tempo de internação, abreviar a recuperação, reduzir a possibilidade de transfusão sanguínea e o risco operatório.

Atualmente, a técnica pode utilizada também em pacientes que possuem próteses biológicas com disfunção (mau funcionamento) tanto na posição aórtica, como mitral e tricúspide.

Como a válvula chega ao coração ? Existem diversas maneiras de se alcançar a posição correta dentro do coração. Somente uma avaliação cuidadosa dos exames e da equipe especializada no tratamento pode determinar o melhor caminho para a válvula. Porém, habitualmente, a válvula é introduzida através de um pequeno orifício (1cm) na virilha do paciente.

Outras alternativas incluem a artéria sublávia (próxima ao pescoço), por um espaço entre as costelas (transaórtico), ou pela ponta do coração (transapical).

Instagram