Dr. André Guimarães

CONTATO: 75 30218346 75 30218301
Facebook
Instagram

Blog

Saúde: Dia 8 de agosto marca início das campanhas de conscientização e combate ao colesterol. Confira!

Dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a data foi estabelecida como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. O Colesterol é necessário ao organismo por desempenhar funções vitais, ser matéria-prima na produção de hormônios, do ácido biliar que regula a digestão e da vitamina D, além de fazer parte da construção de membranas celulares. A data vem para chamar a atenção da população, acima de tudo para um alerta, sobre o fator de risco para doenças cardiovasculares.

“É importante saber que colesterol não é uma doença. Trata-se de um tipo de gordura importante para o funcionamento do nosso organismo. Porém, as taxas de colesterol elevadas trazem riscos à saúde, desencadeando doenças, principalmente cardiopatias. É bom lembrar que esse fator de risco, na maioria das vezes modificável, com a atuação precoce se é possível previr várias doenças, bem como ajudar a obter uma melhor qualidade de vida”, alertou o cirurgião cardiovascular André Guimarães.

Mesmo com um cenário que requer atenção, ainda há quem não procure ajuda médica. Um estudo da sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que 11% das pessoas nunca fizeram exame de colesterol, enquanto 70% realizam apenas após os 45 anos. Alguns exames simples como os laboratoriais, além de avaliação com exames cardiológicos específicos, podem ajudar no diagnóstico do colesterol. A Tomografia Computadorizada das artérias coronárias é capaz de identificar alguma obstrução arterial destes vasos que pode ser decorrente de um controle inadequado dos níveis de colesterol pelo paciente. Daí a importância do acampamento com um especialista.

No início deste ano a SBC publicou uma nova versão das Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose que reúne as recomendações sobre colesterol e triglicérides. A mudança foi iniciada pelos Estados Unidos e Europa e prevê que pessoas com risco cardíaco muito alto devem manter o LDL abaixo de 50 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue. Antes a recomendação era de 70 miligramas por decilitro.

De acordo com Dr. André Guimarães, cirurgião cardiovascular, a prevenção de doenças cardiovasculares engloba bons hábitos alimentares associado a exercícios físicos regulares. Ele alerta para o fato de alguns casos de colesterol elevado ter sua origem hereditária. “Existem alterações do colesterol que podem sim ser de característica familiar, é chamada de Dislipidemia familiar quando vários membros da mesma família podem ser acometidos, nestes casos o tratamento pode ser duradouro”, afirmou.

Para a funcionária pública Mercia Ribeiro, conviver com as oscilações nas taxas de colesterol é uma realidade constante. “Descobri há aproximadamente 10 anos que meu organismo produz o colesterol ruim, mesmo com dieta e exercícios físicos, preciso tomar medicação continua. O médico disse que terei que continuar o tratamento para toda a vida. Esse problema é hereditário, vários membros de Minha família tem”, contou Mércia.

Sobre é colesterol?
É um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Para circular pelo corpo, o colesterol se associa a proteínas, dando origem às lipoproteínas. Existem dois tipos de lipoproteínas, o HDL (high density, ou alta densidade) e o LDL (low density, ou baixa densidade).
HDL – O colesterol bom LDL – O colesterol ruim
Faz bem para o coração. Carrega o colesterol das suas artérias para o seu fígado. Faz mal ao coração.  Carrega o colesterol do fígado para os tecidos e pode se acumular nas artérias

Atendimento à Imprensa:
*Viver Mais Comunicação *
Cristiane Melo (75) 99134-1324

Leia mais

Homenagem ao sr Otávio Pinheiro dos Santos

Homenagem ao sr Otávio Pinheiro dos Santos

Nesse dia em que se comemora o Dia Mundial da Doença de Chagas tive o privilégio...
Transplante Cardíaco – A esperança de um coração e vida nova

Transplante Cardíaco – A esperança de um coração e vida nova

O sonho de uma vida com mais qualidade e dias cada vez mais distantes do desconforto...
Coronavírus: saiba quais são as recomendações do Cremeb à classe médica

Coronavírus: saiba quais são as recomendações do Cremeb à classe médica

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), cumprindo o seu...
Mais notícias »

Instagram